A Seara Joanna de Ângelis promoveu, no dia 7 de dezembro, cerimônia de encerramento dos módulos de Educação Espírita e a conclusão de mais uma turma do Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Na ocasião, todos os presentes receberam certificados.
Durante o evento, o professor e coordenador do ESDE, Wladimir Catanzaro, recordou que o curso teve início no pós-pandemia com apenas seis alunos e que, no fim do semestre, foram elaborados 79 certificados. “Estamos formando a primeira turma sob a minha coordenação, é uma equipe de professores muito bons e muito dedicados a quem sou extremamente grato”, agradeceu Wladimir.
O professor e coordenador também ressaltou a importância do estudo da Doutrina Espírita pois, segundo ele, não estamos aqui para crer, e sim para saber. “Crença é uma questão religiosa, já o Espiritismo é uma doutrina filosófica, científica e de moral cristã”, afirmou Wladimir durante o encerramento.
O presidente da Casa, Élcio Menni, definiu o evento como um momento de muita alegria e de muita emoção. “Estamos formando uma família muito grande, é muito emocionante, agradeço a vocês pela confiança de estarem em nossa casa, uma casa de fraternidade e de muito amor”, destacou.
O aluno José Vitor Natolo Tessari, que terminou o primeiro módulo do ESDE, classificou o curso como enriquecedor. “A Doutrina Espírita não é algo difícil, não é um mistério como é pregado em igrejas e em outros santuários. Cheguei de um jeito e estou saindo do primeiro módulo mais evoluído, com mais um passo na direção certa”, definiu.
Para Mônica Gianotti, que integra a turma recém-formada do ESDE, o curso foi muito gratificante. “Por todo conhecimento adquirido da Doutrina Espírita e pela oportunidade de agora poder trabalhar e aplicar junto com este grupo os ensinamentos recebidos”, acrescentou.
Novos projetos
Para 2024, Wladimir, que também coordena o Núcleo de Estudos da Doutrina Espírita (NEDE), anunciou a criação de novos cursos, como o de ‘Reunião Mediúnica’, sequência do curso ‘Educação Mediúnica’, que teve a primeira turma formada durante a cerimônia do dia 7; e ‘Dialogador’, ambos ministrados pelo Professor Alex Sandro Vieira. Outro curso anunciado foi de ‘Formação de Evangelizadores Infantis”, a ser ministrado pela professora Marlene Catanzaro, com início previsto para a primeira quinzena de fevereiro do ano que se inicia.